A vida de Bento e Capitu passa por uma sucessão de fatos tristes. Bento passa a acusar Capitu de infidelidade e a dizer que Ezequiel não é o seu filho. Apesar das súplicas de Capitu, põe fim ao casamento. Capitu vai para Europa com o menino e ele simula visitas para manter as aparências. Aos poucos, todos morrem:
D. Glória, tia Justina, José Dias e, por fim, Capitu.
Anos depois, já homem, Ezequiel visita o pai, que se sente culpado por amar e odiar o filho que o ama tanto. Contudo, ele vê no rapaz o jeito de Escobar. O jeito de comer, o dom aritmético, a gentileza.
Depois de 6 meses em uma expedição, Ezequiel, que era arqueólogo, morre de febre tifóide, para alívio de Bento.
O narrador retorna ao início do livro, e fala da necessidade de reconstruir a antiga casa, rememorando o seu passado, juntando as duas pontas de sua vida: Bentinho e Dom Casmurro.
Debate em grupo:
Você pôde observar que em nenhum momento ouvimos a versão de Capitu. Conhecemos os fatos narrados pelo Dom Casmurro, que admitia ser extremamente um marido extremamente ciumento, a ponto de se comparar a Otelo. Capitu, segundo ele, era dotada com o dom de simular. E você? Concorda com ele? Capitu traiu o marido? Ou seriam devaneios de uma alma adoentada pelo ciúme?
Sim.Pelo que entendi Capitu trái o marido
ResponderExcluirEu acho que cada um terá uma opinião sobre isso, pois como os fatos não são relatados também por Capitu, não sabemos se houve ou não o ato de traição. Porém pelo que é descrito por Dom casmurro deduzo que pode ter acontecido a traição.
ResponderExcluirBom, ao certo nunca saberemos se ela traiu ou não. Mas Machado de Assis acaba nos convencendo de que Capitu traiu Bentinho. Porém se pensarmos bem, como Bentinho tinha um ciumes doentio e possessivo, pode também ter sido algo da cabeça dele. Como ele sempre conta tudo nos mínimos detalhes, isso acaba fazendo que seja um motivo para acreditar nele. Se naquela época existisse exame de DNA, Bentinho poderia provar que estava certo, ou não.
ResponderExcluirAcho que cada um tem sua opinião, a obra da a entender que Capitu trai Bentinho, porém não conseguimos saber a versão de Capitu. Não conseguindo saber quem estava errado de fato.
ResponderExcluirNão dá para saber ao certo se houve ou não traição por parte de Capitu, mas pelo que Bentinho relata entendemos que ele foi sim traído. Não podemos ter essa certeza pois Bentinho era muito ciumento, e no livro não temos a versão de Capitu.
ResponderExcluirNão dá para saber se ela trai ou não pois o livro é narrado por bento um marido super ciumento.
ResponderExcluiracho que ela não o traiu pois, o ciume dele era doentio e isso afeta a relação.
ResponderExcluirNós não sabemos se houve traição ou não. Mas com o jeito de Machado de Assis descreve da á entender que houve sim a traição de Capitu. Como Bentinho era possessivo poderia ser coisa somente da cabeça dele.Nós não temos a versão de Capitu, mas pelo que eu entendo, não houve traição.
ResponderExcluirCinthya Lima